O pão não sai da mesa de qualquer brasileiro. Rico em carboidratos, o pão ajuda a dar a energia necessária para trabalhar durante todo o período da manhã. Mas, você já deve ter percebido que no mercado há diversos tipos de pães. Tantos que até se torna difícil escolher apenas um. Às vezes, se quer compramos porque nunca experimentamos. Mas todos os tipos de pães têm segredos, nutrientes e ingredientes  que poucos sabem. Por isso, fizemos um apanhado de variados tipos de pães que são ideiais para sua dieta, seja você diabético, celíaco ou hipertenso.

Não é por problemas de saúde ou de dieta que você deixará de comer qualquer tipo de pão. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), preocupada com a dieta dos brasileiros, lançou um guia para redução de sal nas receitas de pão. Tudo porque, como todos já sabem, o sal em excesso prejudica o organismo.

Outro problema encontrado para quem quer consumir todos os tipos de pães é o glúten. Algumas pessoas são sensíveis a tais substâncias do trigo, o que impossibilita seu consumo. São os celíacos, que aderem uma dieta com um pão sem glúten, isto é, sem trigo. Segundo dados da Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra), estima-se que há 1 celíaco para cada 214 habitantes.

Para quem quer começar uma dieta, o ideal é recorrer ao pão de fibras. Quanto mais escura a massa do pão, mais grãos integrais foram usados na receita e mais fibras ele possuirá.

 Tipos de Pães – Confira Tabela de Calorias

Diabéticos e hipertensos devem evitar o consumo de pão branco  (normal) que, dentre todos os tipos de pães, possui maior índice glicêmico. Segundo nutricionistas, o pão integral é o melhor para estas pessoas.
Mas o pão integral deve ser evitado por crianças e gestantes, pois a alta concentração de fibras pode atrapalhar a absorção de cálcio  e zinco, nutrientes importantes para ambos.
Estrela do café da manhã entre os franceses, o croissant deve ser consumido com cautela, devido ao seu alto índice de calorias dentre todos os tipos de pães.

Agora, que você já sabe sobre todos os tipos de pães ideais para você, que tal preparar o café?