Na busca de melhorias para a classe os sindicatos de padeiros de todo o Brasil se organizam em busca de um único objetivo: a luta de melhores de salários para a área. Em todos estes anos de luta, desde que a profissão de padeiro e confeiteiro foi regulamentada, o salário de padeiro cresceu consideravelmente, mas como em qualquer outra profissão, sempre é preciso melhorar.
É importante salientar que, além de contar com o apoio de sindicatos e federações, o próprio padeiro e confeiteiro precisa se especializar e fazer jus ao salário de padeiro que conquistou. Existem vários cursos no mercado que especializam padeiros e confeiteiros. Mais do que um gasto com você, é um investimento e aumento de salário garantidos a curto prazo.Para saber qual o piso salarial de padeiro no seu estado, consulte o sindicato correspondente. Afinal, os sálarios podem variar consideravelmente de estado para estado. Para ter uma ideia, separamos a tabela de piso salarial de padeiro no estado de Minas Gerais. Confira os números.Observa-se que para ser padeiro não é simplesmente fazer pão, vai muito além disso. Então, especializar-se e correr atrás do sucesso é garantir melhores salários para a área de panificação.


A importância da especialização  para conseguir um bom salário de padeiro é evidenciada em números. Em 2010, 50 mil postos para padeiros foram abertos em todo o Brasil, mas apenas metade das vagas foram preenchidas.
Já o salário de confeiteiro pode variar conforme o profissional atua no mercado. Se trabalha de maneira autônoma o salário pode chegar a R$ 3 mil. Se trabalha de maneira profissional, seu salário pode chegar a casa dos R$ 5 mil.