Quer uma receita de Pão de Ló fácil e simples? Então encontrou! Esta  que vamos ensinar é sem recheio, mas caso você queira, pode rechear a massa do Pão de Ló com chocolate, doce de leite, frutas ou qualquer outro ingrediente que você, confeiteiro ou padeiro, considere interessante. A massa de Pão de Ló também pode ser usada para rocamboles e outros confeitos. É só usar a imaginação. Antes de tudo, porém, é muito importante que você utilize um bom forno para padaria para deixar a receita melhor e convidativa. Ainda não possui um equipamento de panificação profissional? Acha muito caro? Faça um orçamento em nossa página especial e garanta muita qualidade em seu estabelecimento!

Agora, com a principal dica dada, vamos ao que interessa: a deliciosa receita de Pão de Ló!

Ingredientes para a Massa de Pão de Ló

  • 4 gemas de ovo
  • 4 claras de ovo em neve
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 xícaras (chá) de água fervente

Como fazer o bolo ou massa de Pão de Ló

Em um recipiente de batedeira, insira as gemas de ovo com água fervente. Sem seguida, bata até a espuma subir e cobrir o recipiente. Após, unte o açúcar à massa e bata por mais alguns minutos. . Neste momento, o importante é não parar de bater e ao mesmo tempo juntar a farinha, de porções em porções. Este processo deve levar de 20 a 30 minutos em batedeira comum, isto é, que não seja industrial. Vale ressaltar que não se pode bater menos tempo, só assim para fazer um Pão de Ló fofinho. Aliás, esta receita de Pão de Ló é para padaria artesanal, mas pode ser adaptada para setores industriais.

Terminada a sessão de batida, junte o fermento em pó e as claras em neve. Então, passe a mexer devagar em movimentos circulares, de baixo para cima. Mexa bastante. Depois, levar para assar em forno pré-aquecido. A forma para assar o Pão de Ló deve estar untada com farinha de trigo.
Atenção
: Uma boa dica que não é muito comum nas receitas de Pão de Ló, mas é fundamental para ele ficar fofinho é retirar o ar da massa do bolo.  Para isso, antes de colocá-la na forma, bata a massa em superfície dura, eliminando as bolhas de ar. Esta prática também faz com que o Pão de Ló permaneça inteiro no momento de desenformar.
Lembre-se de que na hora de assar, os primeiros dez minutos devem estar em fogo mais quente (alto). Depois coloque em forno médio. Para desenformar o Pão de Ló de maneira correta, tire-o da forma ainda morno.

Bolo ou Pão de Ló?  Saiba Mais sobre ele

Fazer uma receita de Pão de Ló é simples. Para quem não sabe, o Pão de Ló é um bolo, que pode ser recheado com chocolate, frutas, doce de leite e o que mais quiser. O Pão de Ló também serve de base para variados tipos de doces. Por isso, Oe que o querido Pão de Ló é uma receita bem quista por muitas padarias.
Apesar de bem conhecido no Brasil, o Pão de Ló é tipicamente uma receita de Portugal e existente desde o século XVI. Os portugueses têm variadas receitas de Pão de Ló, dependendo da região do país. No Japão, o Pão de Ló também se tornou muito conhecido, pois portugueses o levaram para o Oriente. Não se tem conhecimento certeiro sobre a origem do Pão de Ló. Mas o que não se pode negar, é que ele é uma delícia e toda padaria tem que saber fazer, não é mesmo?
Ah!  E não esqueça, precisando de equipamentos de panificação ou forno para padaria, consulte a Perfecta.