Já comentamos aqui no blog, sobre ter foco no cliente e oferecer serviços e produtos diferenciados. Uma ótima ideia para uma padaria que queira se destacar no mercado é oferecer pão integal caseiro. Este produto é uma boa opção para quem prefere produtos mais lights ou naturais. Se sua padaria fica próxima de alguma academia ou centro de estética, por exemplo, pão integral é um tipo de produto que com certeza tende a chamar atenção dos clientes.

Por isso, vamos passar hoje uma receita de pão de integral, para que você posa oferecer algo diferente bem saboroso pra seus clientes. Antes de mais nada, é essencial que você saiba que esta receita de pão integral também pode ser feita em casa.

Outro fato super relevante para ter pão integral na padaria, é o preço. Pães integrais, geralmente são industrializados e não são comercializados por menos de R$ 5,00. Portanto, esta é uma ideia para atrair um público seleto, ou seja, comercializar pão integral mais barato que a concorrência e com uma ótima qualidade é algo com muita tendência a dar certo. E se você tiver uma fatiadora então, melhor ainda.

Vamo para a a receita de pão integral?

Ingredientes para Pão Integral

Medidas: Colher = colher de sopa / Xícara = xíocara de chá

  • 1 tablete de fermento biológico fresco
  • 1 colher de mel
  • 1 xícara de leite desnatado
  • 1 xícara de óleo de canola
  • 1 colher de sal
  • 2 xícara de farinha integral
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 2 xícara de farinha de trigo

OBS: caso você queira, pode incrementar o pão caseiro com linhaça, ou pode fazer pão caseiro com grãos. É só adicionar os ingrediente na hora de sovar a massa.

Como fazer Pão Integral

  1. Primeiramente, dissolva o fermento no mel, junto com leite morno.
  2. Em seguida, acrescente o óleo, a farinha  integral,  o sal e a aveia.
  3. Misture até ir formando uma massa densa.
  4. Enfarinhe uma superfície e vá sovando o pão integral.
  5. Fermentação: cerca de uma hora
  6. Sove novamente a massa.
  7. Para assar, pode ultilizar formas de bolo inglês ou dispor em uma assadeira.
  8. Antes de assar, deixa  fermentar/crescer por mais 20 minutos.

Forneamento: fogo médio a baixo, preaquecido durante 40 minutos.

Uma última dica: não esqueça da Perfecta na hora de fazer seu orçamento de máquinas para padaria, forno combinado ou demais equipamentos de panificação.