Um pão francês quentinho. Que brasileiro não gosta? Não é por acaso que existem tantas padarias e tantos pães francês diferentes por aí. Pensando nisso, resolvemos trazer hoje uma receita de pão francês para padarias.

Primeiro, deve-se constatar a higiene das mãos, prender o cabelo, higienizar os utensílios que utilizará e manter-se na célula de panificação, ou seja, sem vai e voltas. Após este processo, separe um plástico para cobrir a massa.

Ingredientes do Pão Francês

•    2.000g de farinha de trigo especial
•    1.200g de água potável gelada
•    40g de sal
•    40g de gordura vegetal
•    20g de melhorador unificado em pó
•    20g de açúcar cristal (se não estiver na farinha)
•    20g de fermento biológico instantâneo

Como Fazer Pão Francês

Para começar a receita de pão francês, deve-se misturar previamente a farinha de trigo, o fermento biológico seco instantâneo, o melhorador, o açúcar cristal e o sal.

Adicionar: Água aos poucos até absorção, gordura vegetal, caso use o fermento fresco, adicioná-lo.

OBS.: Caso use fermento fresco, adicioná-lo por último ao final da primeira mistura e bater em 1ª velocidade por 1min, logo após passe para a 2ª velocidade. É recomendado que se use menos 2% de água.

Agora, para dar continuidade na receita do pão, deve-se bater a massa até atingir o ponto de véu.

Com a ajuda de uma balança, dividir a massa do pão francês em peças de 2.000g. Depois disso, Colocar na mesa e cobrir com plástico. Em seguida, deixar a massa descansar por aproximadamente10min.

Nesta etapa seguinte da receita de pão francês,  entra a máquina divisora. Divida a massa em 30 pedaços e depois modele. Para efetuar o processo de fermentação do pão francês, leve à câmara de fermentação por aproximadamente 002090min.(35ºC/80% U.R.).

Após, deve-se fazer o “corte de pestana” no pão francês, com auxílio de bisturi e no sentido do comprimento.

Agora, é só assar o Pão Francês!

Primeiro, deve-se  fornear a temperatura de 170ºC por aproximadamente 20min no forno. Caso seja forno de lastro, fornear a temperatura de 220ºC com vapor por aproximadamente 20min.

O rendimento desta receita de pão francês é de aproximadamente
50 unidades com 66,66g de massa.