Estava com saudades das nossas receitas? Bem, hoje separamos uma que é indispensável para qualquer padaria ou panificadora: a receita de croissant de padaria. Aquele pãozinho amanteigado delicioso em formato de meia leva ingredientes simples, porém, tem um jeito todo especial de ser preparado. A seguir, você confere duas receitas de croissant de padaria. Acompanhe!

receita de croissant de padaria

A origem da receita de croissant de padaria remete a muitas teorias, as principais dão conta de que o pãozinho surgiu na França e na Áustria. O que se sabe, porém, é que esta iguaria cativa muitos fregueses com sua massa leve, folheada e amanteigada. A variedade de croissant de padaria é enorme. Com chocolate, doce de leite, presunto, queijo, frango e mesmo sem recheio ele faz sucesso. A única desvantagem do croissant de padaria é que é muito calórico, em razão, principalmente, da quantidade de manteiga/margarina utilizada na clássica receita de croissant de padaria. Falando nisso, vamos a ela?

Receita de croissant de padaria – Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 550 ml de água
  • 50 gramas de fermento biológico fresco
  • 70 gramas de açúcar
  • 20 gramas de sal
  • 30 gramas de leite em pó
  • 1 ovo
  • 100 gramas de margarina ou manteiga
  • 500 gramas de margarina ou manteiga própria para croissant

Receita de croissant passo a passo

receita de croissant passo a passo

Prepare uma massa com a margarina, o açúcar, o fermento, a farinha de trigo, o sal, o ovo, a água e o leite em pó. Amasse com as mãos essa mistura até obter uma massa lisa e enxuta e deixe a receita de croissant de padaria descansar por 20 minutos. Em seguida, retorne à massa e abra-a com um rolo, colocando a margarina ou manteiga própria para croissant em dois terços da massa. Dê três voltas de três deixando sempre a massa descansar entre uma volta e outra.

Quando a massa da receita de croissant de padaria estiver entre 3 a 4 milímetros de espessura, corte em triângulos idênticos. Modelo e coloque em assadeiras até dobrar de volume, pincele com gema de ovo e asse entre 200 e 220° C. Ficou confuso com essa receita de croissant de padaria? Não se preocupe, separamos outra para você. Veja no vídeo abaixo!

Veja também: As melhoras máquinas para padaria do mercado!