Para fazer sua empresa dar certo e obter lucros é preciso planejamento e adoção de estratégias, afinal, a concorrência nunca é nula. Planejar cada detalhe de funcionamento empresarial faz parte do trabalho árduo de ser proprietário. Admitir que você precisa de um planejamento não é fracasso empreendedor , mas pelo contrário, demonstra maturidade empresarial. Muitos perguntam sobre o que é um planejamento estratégico empresarial. Basta saber que é uma série de ações que em conjunto possibilitam obter resultados positivos para a empresa.Para começar, vale dizer que a estratégia empresarial pode ser feita pelo dono ou mesmo por um consultor ou equipe de consultoria.

Seja uma grande ou micro empresa, todas precisam de planejamento estratégico que amplie as possibilidades e movimente ainda mais a produção. Planejar é pensar antecipadamente aos fatos e prepara-se para eles.

Modelo de Planejamento Estratégico Empresarial

O modelo de estratégia para empresas que vamos apresentar a seguir pode ser realizado por todos os tipos de empresas. O modelo de estratégia segue  após definição da compreensão de quem é a empresa no mercado, o que busca e porque ela existe.

1.    Defina Missão e Visão do Negócio: Para começar o Planejamento estratégico empresarial, é importante esclarecer a importância da empresa, o que ela faz e qual é o seu propósito (missão). A Visão seria quem a empresa deseja ser e o que pretende conquistar até determinada data (marcar um ano).
2.    Análise de Ambiência Externa: Para atingir a missão e visão da empresa, o planejamento estratégico precisa passar por esta etapa em que os dirigentes da empresa irão descobrir quais ambientes externos à empresa precisam ser monitorados para que as metas sejam alcançadas. Aqui encaixam-se fatores ambientais, mídia, etc.
3.    Análise de Ambiência Interna: Para o planejamento estratégico empresarial dar certo, é preciso também que as visões estejam voltadas para o interior. Aqui deve-se definir clara e coletivamente quais os pontos fortes e pontos fracos da empresa. É preciso descrevê-los, citá-los e pensar em exemplos. Em seguida, é importante definir as ameaças e oportunidades enxergadas para a empresa.
4.    Análise da Situação Atual: Esta é a parte do planejamento estratégico empresarial mais interessante. É com ela que é possível enxergar de forma diferenciada a situação empresarial atual. A análise SWOT, muito empregada no âmbito da comunicação é quem vai delegar os resultados, incluindo as Etapa 2 e 3  do planejamento estratégico, como na figura:

5.    Agora defina as metas e objetivos: No começo do planejamento estratégico você pensou sobre missão e valores da empresa, agora refine o pensamento e busque definir as reais metas e objetivos que sua empresa quer chegar. Afinal, com a análise SWOT do Passo 4, fica muito  mais claro enxergar erros e acertos. Defina também o que será preciso para chegar lá. Lembre-se que toda meta é uma busca que pode ser resumida numa fórmula exata.
6.    Formulação e Implementação da Estratégia: Fazer dar certo. Este é o propósito desta etapa do planejamento estratégico empresarial. Pense no que você precisa e como vai fazer para conseguir. Mais funcionários? Mais maquinário? Como irá comprar? Como irá contratar? Cada elemento que precisar deve ser planejado para que não prejudique a Visão da empresa.
7.    Geração de Feedback: Para medir os resultados do planejamento estratégico é preciso retornar de tempo em tempo e analisar as ambiências (ambientes) externas e internas, retomando os processos 2,3 e 4 a cada resultado alcançado. Geralmente, o tempo de retorno do planejamento estratégico empresarial aplicado leva cerca de um ano.

Fonte:  Sebrae – Paraná