Poucas pessoas sabem, mas no sul do Brasil, especificadamente no estado do Rio Grande do Sul, o pão francês é conhecido como Pão Cacetinho. Uma reportagem do Jornal do Almoço explica que o cacetinho é preferência no estado. Mesmo com a diversidade de pães nas padarias, o cacetinho é o mais pedido e também o mais vendido.

cacetinho

A reportagem aborda o preço do pão cacetinho em terras gaúchas, que oscila conforme indicadores externos. A matéria apurou que o pão cacetinho é o pão mais procurado em padarias e supermercados, mas o preço com muita variação pode ajudar o consumidor a decidir na hora da compra, podendo prestar menos atenção no quesito qualidade, por exemplo.

preco-pao-cacetinhoEm Santa Cruz do Sul, por exemplo, cidade onde foi feita a reportagem, as padarias costumam produzir cerca de 800 pães cacetinho por dia. A maioria dos estabelecimentos vende o produto por R$ 6,60 o quilo, enquanto nos supermercados a média é de R$ 5,90. Esta é uma tendência de preço observada em todo o Brasil, isto é, de que em supermercados o preço do pão cacetinho é mais barato. No entanto, grande parcela dos consumidores prefere a qualidade ao preço e acabam optando por padarias artesanais.

pao-cacetinhoAugusta Kessler, presidente da Associação das Padarias no estado afirma que “essa diferença de preço se dá em função do custo que cada padaria tem”. Sendo um produto de consumo diário, o pão cacetinho dispensa pesquisas de preço e afins, ou seja, o consumidor acaba levando o produto quase que num ato involuntário, pois a cultura do cacetinho é algo bem forte nos gaúchos.

Precisando de equipamentos para padaria, consulte a Perfecta.

Confira a reportagem completa do Jornal do almoço sobre o Pão Cacetinho, acessando este link.