Entenda as diferenças de uma para outra e como a panificação artesanal está dividida.

panificacao-industrialA panificação é dividida em panificação industrial e panificação artesanal. Para esta divisão, também existe o nome de Forma Industrial e Processo Artesanal. Para melhor compreensão é importante saber que a panificação industrial ou Forma Industrial de Panificação é voltada para o comércio atacado, como foco na fabricação de pães embalados e pães congelados.  São exemplos de panificação industrial: produção de panetones, massas de pizza e mais. Os consumidores da panificação industrial normalmente são supermercados, mercearias e varejistas em geral com pontos de venda. Já a panificação artesanal é o conjunto de padarias voltadas para venda direta ao consumidor.

Divisão da Panificação Artesanal

panificacao-artesanal

Como dito acima, a panificação artesanal é aquela com venda direta ao consumidor. Portanto, dependendo do tipo de padaria, a panificação artesanal pode ser dividida em:

  • Loja Máster: com um amplo mix de produtos, este tipo de panificação artesanal oferece toda a a conveniência para o consumidor para este não precise de deslocar a outro estabelecimento.
  • Loja Gourmet: oferece alimentos prontos para todas as refeições do consumidor.
  • Loja Express: tem foco em lanches e refeições rápidas com atendimento ágil.
  • Loja Especializada, Boutique de Pães ou Confeitaria: vende produtos de fabricação própria, cm qualidade e reconhecimento de “grife” de produtos.

Investir em Panificação Industrial ou Panificação Artesanal?

diferenca-panificacao-industrial-artesanalEscolher a melhor opção para o seu investimento começa com a definição do tipo de negócio que se deseja abrir. Você pode iniciar com uma pequena fábrica de produtos panificados, produzindo um pão ou biscoito característico da região, ou algum outro tipo de produto que considere um nicho interessante (pizza, congelados, cookies). Depois pode transformar sua produção numa panificação industrial ou então realizar a venda direta ao consumidor, abrindo uma padaria e se tornando do segmento de panificação artesanal.

Uma crucial diferença entre panificação industrial e panificação artesanal é a de que a primeira pode vender para a segunda. Ou seja, com uma produção de panificação industrial você pode comercializar nos pontos de panificação artesanal.

Importante ressaltar que a panificação no Brasil está entre os maiores segmentos industriais, com crescimento expressivo. No país, trabalha-se ao mesmo tempo o conceito de panificação industrial e de panificação artesanal com venda direta, ou seja, comércio. Isso faz com que as panificadoras estejam sempre bem inseridas na comunidade. Atualmente, a panificação no Brasil vivencia cada vez mais a diferenciação de produtos, incorporando serviços de alto valor agregado, como buffets na padaria por exemplo.

Conheça a linha de  equipamentos de panificação Perfecta.