Luxo nem sempre significa algo supérfluo e fútil. Pelo menos não é o caso das padarias de luxo no Brasil. Essa tendência cada vez mais crescente é um trabalho tão artesanal que chega a ser confundido com arte. Abrir uma padaria de luxo hoje pode ser promissor, mas alguns cuidados e detalhes devem ser analisados antes de pôr em prática o negócio. O ponto comercial, por exemplo, é um dos principais detalhes a serem observados. As padarias de luxo costumam estar localizadas nos bairros mais nobres da cidade, onde estão concentradas as classes mais altas. Mas não se trata apenas de um ponto comercial. Abrir uma padaria de luxo no Brasil requer muito mais.

Padarias de luxo no Brasil – Como funcionam?

padaria e luxo

A produção nas padarias de luxo é totalmente diferente da produção de uma padaria normal. A começar pelos ingredientes, mais finos, naturais, orgânicos e, consequentemente, caros. Nas padarias convencionais é comum encontrarmos artigos de mercearia, como alimentos não perecíveis e até produtos de limpeza. Nas padarias de luxo você jamais vai se deparar com tais produtos.

Geralmente, a padaria de luxo especializa-se somente na produção e venda de pães, doces e salgados mais requintados. Até o tipo de fermentação nestas padarias de luxo costuma ser diferente – estima-se que um pão francês “luxuoso”, por exemplo, leva 16 horas para ficar pronto (o normal, que consumimos no dia a dia, leva três).  Tanta diferença vale a pena. Pelo menos é o que dizem os proprietários e chefs de grandes padarias de luxo no Brasil.

padaria de luxo

A decoração e o ambiente também são extremamente importantes em uma padaria de luxo. Nada de mesinhas de plástico e guardanapos de papel. O público-alvo de uma padaria de luxo tem dinheiro, possui gosto apurado, é exigente e espera um ambiente digno dos preços altos cobrados. Afinal, o preço pago pelos produtos nas padarias de luxo costuma ser alto (bem alto).

Para acomodar bem e confortavelmente os exigentes fregueses, as padarias de luxo costumam ter poucos, porém, disputadíssimos lugares. Entretanto, independente do tamanho ou do estilo, para abrir uma padaria de luxo é preciso atentar-se a quatro detalhes, dos quais três já foram abordados: ponto comercial, qualidade dos produtos, decoração do ambiente e máquinas para padaria.

padarias de luxo

Mesmo as padarias de luxo que trabalham com um viés artesanal precisam utilizar equipamentos modernos e práticos para agilizar o trabalho e a produção de alimentos. Os doces, principalmente, se destacam em padarias de luxo e devem corresponder às expectativas dos clientes. Ficou interessado nas padarias de luxo e está pensando em começar seu próprio negócio?

Clique aqui e saiba mais > Montar panificadora – os primeiros passos!