A Norma Regulamentadora 12 (NR 12), publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em dezembro de 2010, diz respeito à segurança em máquinas e equipamentos. Com a tendência de crescimento dos setores de panificação, confeitaria, cozinhas profissionais, entre outros da área alimentícia, os equipamentos utilizados por esses estabelecimentos deverão ser obtidos de empresas especializadas e dentro dos parâmetros de segurança do trabalho.

A NR12 estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, definindo referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção que devem ser observados para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

NR12 – Equipamentos para panificação

O objetivo da NR12 é proporcionar mais segurança tanto ao trabalhador quanto ao empresário, pois a empresa correrá menos riscos de ocorrer um acidente de trabalho. Os fornecedores de equipamentos para panificação deverão obedecer às medidas e as máquinas em uso, caso possível, deverão ser adaptadas ou no caso de serem inadaptáveis, deverão ser substituídas.

Fornos para padaria
Para a redução do calor e da temperatura ambiente, os fornos para padaria devem ser providos de sistema de exaustão. A tubulação da chaminé deve ser, preferencialmente, instalada em posição que ao liberar os gases, vapores e fumaças, não afete a saúde das pessoas tanto no interior da empresa como a área externa. Para manusear objetos quentes, como as formas, o trabalhador deve utilizar luvas de segurança.

Amassadeira
Para evitar acidentes, a amassadeira deve estar sempre equipada com grade de proteção superior. Esse dispositivo de segurança, ao ser levantado durante o funcionamento, faz com que a amassadeira pare automaticamente, impedindo o contato das mãos com o espiral.

Cilindro
É necessária a instalação de sistemas protetores que impeçam o acesso das mãos à área que movimenta os roletes. Entre outros itens, esta máquina para padaria deve possuir um terceiro cilindro, de movimento livre, chamando de rolete obstruído.

A Perfecta trabalha dentro dessas normas de segurança desde 2007. Veja a lista completa dos equipamentos para panificação da Perfecta que estão de acordo com a NR12.