normas de padariaPara garantir qualidade em produtos e bom atendimento sempre, é muito importante que, você, proprietário de padaria, saiba gerir o estabelecimento de forma completa e garanta que todas as normas sejam bem estabelecidas e devidamente cumpridas. É burocrático, mas todas as regras que fazem a padaria progredir são essenciais para regular tanto empresa quanto funcionários que nela trabalham. Mas você está por dentro das principais normas para padaria. Decidimos fazer uma postagem especial falando um pouco sobre o assunto. Confira!

Normas para padaria:
Quais são os detalhes?

Separamos algumas normas para padaria que são essenciais para estabelecimentos pequenos, médios e grandes. Estar dentro dessas regrinhas representa benefícios em longo prazo, como a fidelização do cliente e credibilidade no bairro e, até mesmo, na cidade.

Cuide da higiene sempre!

normas padariaA higiene é um dos itens fundamentais para fidelizar clientes e isto não é apenas uma norma para padaria, representa uma necessidade em todos os ambientes que estão em contato direto com alimentos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável por regulamentar este detalhe que faz toda a diferença na hora de fazer com que o cliente volte. Por isso, preze pelo ambiente limpo, sem esquecer-se dos uniformes para funcionários, além de toucas, sapatos fechados e luvas.

Fique atento às normas do Inmetro

normas para padaria

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também é um órgão responsável por regulamentar e fazer valer algumas normas de padaria. A mais recente, diz respeito ao fornos elétricos que, se estiverem adequados ao que as regras pedem, ganharão selo de qualidade assegurado pelo Inmetro. Isto representa benefícios para o cliente, que consome um ótimo produto e segurança para funcionário, que possui a garantia de que a probabilidade de ocorrência de acidentes será menor.

Fique por dentro da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável por normas de padaria que influem diretamente nos equipamentos de panificação. A Perfecta, por exemplo, produz máquinas dentro da Norma Regulamentadora 12, ou seja, o forno de padaria e demais produtos da nossa marca, garantem mais fidelidade na produção e ainda funcionam como mais uma garantia de segurança para o padeiro.

norma para padaria

Não deixe de pensar nas normas internas

Por fim, é muito importante incluir nas normas de padaria um regimento interno para regulamentar a atuação dos funcionários. Porém, nada de exageros, saiba gerir e delegar funções, mas mantenha o diálogo para que os funcionários possam dar sua opinião, transformando o grupo em uma equipe unida e que quer crescer com o estabelecimento. Quanto as outras normas, é muito importante estar atento às constantes atualizações para não se surpreender com multas que podem render até o fechamento temporário do estabelecimento.