O forno de lastro é indicado para a produção de pães, salgados, pizzas e produtos de confeitaria. São fornos industriais de rápido aquecimento, alta produtividade e grande qualidade na cocção. A principal característica dos fornos de lastro é a transferência do calor de baixo para cima (chamado efeito lastro).
Os fornos de lastro apresentam alto desempenho quando se fala em produção de pães especiais, como pães italianos, baguetes, massas doces. Proporciona produtos de alta qualidade no sabor e textura do produto. É um dos equipamentos de panificação indispensáveis para quem quer obter produtos de primeira linha.
Para se obter o melhor resultado desejado na produção de pães, pizzas, e outros produtos de confeitaria, é importante que o forno de lastro ofereça condições técnicas de controle de  potência térmica para o lastro e para o aquecimento no teto.

Fornos de Lastro – principais tipos

Os fornos de lastro podem ter funcionamento à gás ou elétrico e com sistema de abertura diferenciado. A porta em guilhotina pode ser de vidro ou do mesmo material do forno.

Forno de Lastro à gás

O forno de lastro à gás possui aquecimento unificado Lastro e Teto. Baixo consumo de gás e alto rendimento na retomada de temperatura, permite assar a pizza rápido. Como Forno Ciclotérmico da Perfecta:

Forno de lastro em pedra, com quatro câmaras sobrepostas, ideal para panificação, confeitaria, pizzas, assados e outros produtos. Sua temperatura é regulada e programada automaticamente para todas as câmaras. a Câmara tem capacidade para  quatro assadeiras 60×80. A vaporização e o são tempo programáveis.

Forno de Lastro elétrico

O forno de lastro elétrico normalmente é mais compacto e com instalação que facilita a higienização e atende as normas de segurança alimentar. Com câmaras independentes, possibilita a produção de diversos tamanhos de demanda. Muito econômico, reduz os  gastos com energia elétrica.
O forno Millenium da Perfecta possui câmaras totalmente independentes, altura interna 22cm e pode ser sobreposto até quatro módulos. É um forno de lastro em inox com controle de temperatura e tempo independentes, permitindo a produção de diversos produtos simultaneamente. Indicado para pães e panetones, pode ser usado para confeitaria, pizzas  e outros assados.