Uma boa prática e que vem sendo utilizada por muitos panificadores é o fermento natural para pão e outras massas. O fermento natural promete dar mais sabor ao pão! E não é nada de misterioso ou difícil de ser feito. Na realidade é mais fácil do que se imagina fazer fermento natural.

O fermento natural é composto de levedos encontrados nas farinhas sem tratamento industrial ou até mesmo em frutas secas. Para compreender melhor, entenda que os microorganismos responsáveis pela fermentação pairam sobre as frutas secas ou cereais e ali ficam alimentando-se dos açucares.

Pão feito com Fermento Natural. Geralmente, costumam ficar mais densos.

Como fazer Fermento Natural

Disponibilizaremos aqui para vocês 2 receitas de fermento natural que podem servir em sua padaria.

 Fermento Natural de Fruta

O fermento natural para pão de fruta é feito com uvas passas não tratadas, que podem ser encontradas em locais que comercializam alimentos naturais. Caso queira, você pode trocar a uva passa por farelo de trigo ou até por centeio biológico.

Como na foto abaixo, primeiramente você vai colocar as uvas em copo ou pote de plástico e depois deixá-las de molho em temperatura ambiente por 12 horas. Após este período, deve-se misturar farinha até que a mistura fique num ponto de massa. Então, é só deixar descansar, A previsão é de 1 a 3 dias, quando você perceberá que a fermentação vai fazer o volume do fermento natural duplicar. Voalá, está pronto para uso!

1º e 2º Passo de Fermento Natural de uva passa.

Este tipo de fermento natural se conserva por tempo indeterminado na geladeira. Contudo, ele deve ser usado ao menos uma vez a cada 7 dias (semana) e nunca deve-se secar o pote. Cada vez que usar, é necessário deixar um pouco no recipiente (de plástico, de preferência) e acrescentar mais farinha e mais água.

 Fermento Natural de Batata

Este fermento natural também é fácil de fazer. As medidas que vamos dar aqui é (como na primeira receita) para fazer fermento natural em pouca quantidade, mas caso queira, você pode ampliar a receita.

Primeiro escolha um pote de plástico médio de 500g (tamanho de potes de maionese Hellmans, por exemplo). Após, coloque:
•    3 colheres (sopa) de açúcar
•    1 colher (sopa) de sal
•    1 batata crua descascada e ralada, de tamanho médio a pequeno.

Fermento Natural de Batata

Em seguida, cubra com água morna. Então é só tampar o vidro e deixar levedar, ou seja, fermentar até a tampa. Obviamente, a fermentação acontece de forma mais rápida se a temperatura estiver mais alta. Em dias de frio, aconselha-se cubrir com alumínio.

Depois do primeiro uso, deve-se guardar o fermento natural na geladeira com ao menos um resto no pote (chamado de muda), que pode ser guardado por até 10 dias em refrigeração.

Aproveite e veja os modelos de forno para restaurante e forno combinado da Perfecta.