equipamentos-panificacao

Quem possui uma panificadora ou está cogitando a possibilidade de montar uma padaria, constantemente reflete sobre os equipamentos de panificação. Ou seja, o que é necessário ter para que a panificadora produza mais e em menos tempo?

Saber quais equipamentos são necessários para montar a cozinha industrial da panificadora (seja pequena ou grande) é essencial na hora de levantar os custos e formas de pagamento disponíveis. Principalmente, deve-se levar em consideração no momento da escolha ou decisão por qual equipamento de panificação comprar e o custo-benefício do produto.

Equipamentos panificação (maquinário): podem divididos em duas categorias, ou seja, fornos e máquinas. Os fornos precisam ser aqueles ao modelo de forno combinado, já as máquinas variam conforme a função de cada uma.

Conheça a linha de Equipamentos de Panificação Perfecta

Equipamentos Panificação: Cuidados na hora da Compra

  • Jamais compre um equipamento se você desconfiar que os funcionários de sua panificadora não poderão operar as máquinas. Deve-se lembrar que cada marca possui uma forma distinta de manutenção e funcionamento de equipamento;
  • Uma característica importante em um equipamento de panificação é a segurança. Antes de efetuar a compra, certifique-se de que a máquina respeita as normas de segurança do trabalho, se o formato geométrico facilita a usabilidade e como se fecham as tampas do maquinário. Recentemente foi lançada a atualização das normas de segurança no trabalho, chamada de NR12. Leia atentamente os pontos principais e os compare com o equipamento de panificação a ser comprado.
  • Outro ponto básico mas que pode passar desapercebido no momento de aquisição de um equipamento de panificação é o tamanho. Logicamente, ou sua cozinha vai precisar ser adaptada ou o equipamento precisará se adaptar a sua cozinha industrial. Vale ressaltar as normas da Anvisa que distinguem até sobre o espaço necessário entre os equipamentos.
  • O que este equipamento de panificação pode trazer de novo para sua Panificadora? O mais interessante é usá-lo em todas as funções possíveis e deixar a imaginação fluir para obter resultados impressionantes, como um pão diferenciado que possa fazer sucesso ou um bolo inovador. O que queremos dizer é: você está pensando na relação custo-benefício do equipamento?

Estes são alguns cuidados que se deve ter ao começar a pesquisa sobre a aquisição de equipamentos de panificação. Contudo, cada panificadora possui suas peculiaridades e necessidades específicas.