Decoração é uma palavra que assusta muitos empreendedores. Afinal, ou você contrata um decorador(a) profissional ou investe em uma decoração simples para o ambiente da sua padariaDecorar a área pode parecer difícil, mas na verdade é só seguir algumas regras básicas de combinação de cores e objetos de decoração que tudo dará certo.

De início, você deve saber que toda decoração para lojas serve para deixar o ambiente mais confortável, tranqüilo e aconchegante. Neste quesito, as cores da decoração são um dos atributos mais importante ao decorar uma loja. Se a loja vender roupas de verão, por exemplo, as cores devem remeter a esta estação, ou seja, cores quentes. E não é diferente com uma padaria ou outro comércio do setor. Neste caso, a decoração para padaria deve: instigar a fome e a sede, demonstrar higiene e remeter ao conforto.

Uma padaria bem decorada é aquela em que o cliente entra para comprar três pães e ainda leva o queijo e mais um pedaço de bolo. O que é preciso entender é que a decoração de ambientes pode influenciar muito o comportamento da clientela no local. Invista em objetos de decoração, mesmo em ambientes pequenos a decoração pode se fazer presente.

Cores de fome na Decoração para Padaria

Você por acaso, já ouviu falar na teoria das cores para decoração? É ela quem reforça a ideia da conotação sensitiva das cores, ou seja, quais sentimentos cada cor pode passar para quem estiver no ambiente decorado. Da mesma forma que a loja de roupas de verão deve possuir cores da estação, uma padaria tem que ter as cores que abrem o apetite e fortalecem o conforto para digestão. Mesmo com uma decoração simples na padaria, você  pode aplicar esta técnica e ver se ela irá funcionar conforme pretende.

Mais quais são as cores que dão fome? É simples. São as cores quentes derivadas do vermelho e do amarelo até os variados tons de laranja, chegando ao marrom. Repare como os principais restaurantes possuem vermelho em alguma parede. Você acha que as cores do Mc Donald’s foram escolhidas à toa? Geralmente, grandes marcas de alimentação possuem uma mescla destas cores em suas logomarcas.

A ideia é mesclar uma parede em tom mais escuro com outra parede mais próxima em tom  claro. Como dito acima, é imprescindível que a padaria permita em sua decoração simples, um ambiente confortável que ajude na digestão. Portanto, no espaço onde estarão as mesas, uma boa ideia é usar um tom de amarelo com marrom. Aí você poderá  soltar a imaginação na decoração.

Ideias para decorar a Padaria

Depois de colocar em prática a teoria das cores da fome na padaria, você poderá investir em alguns detalhes simples que irão favorecer a sua decoração:
•    No ambiente externo, onde supostamente estarão mesas e cadeiras para refeição, procure deixar o chão sempre limpo para passar a ideia de higiene. Para aumentar esta impressão, use quadros abstratos que realçam o branco nas paredes. Podem ser simples azulejos quadrados que, unidos, formem algo geométrico, por exemplo.
•    Outra maneira de expandir a sensação de fome na padaria aliada à de higiene, é depositar sobre as mesas, toalhas brancas com enfeites vermelhos. Pode ser um mini-bule, alguma arte com xícaras, ou até mesmo o porta-guardanapo.
•    O verde é sempre bem-vindo. Ele é responsável pela renovação das energias. Por isso, se você apreciar plantas, utilize-as na decoração mesmo que simples na padaria. Para não ocupar muito espaço, uma boa opção é uma samambaia pequena em algum canto externo da padaria.
•    No ambiente interno da padaria, não deixe as paredes “peladas” como se diz, isto é, sem qualquer objeto de decoração. Contudo, não se deve exagerar. Escolha um tipo de quadro (aqueles antigos da Coca-Cola são uma boa opção) e disperse as peças em harmonia com as mesas e balcões.

Decoração de Padaria

•    Decoração de lojas ou padarias não está ligada somente aos objetos delas, mas também às pessoas que transitam por ali. Por isso, invista em uniformes para quem atende, para quem serve e para quem faz os alimentos da padaria.
•    Os balcões devem ser dispostos de modo que facilitem a exposição das delícias da padaria.

Gostou das nossas dicas de decoração simples? Se houver dúvidas, sugestões ou críticas à este modelo de decoração de padarias, deixe-nos um comentário.