Você já viu aqui nosso post sobre Massa de pão e fermento? Seguindo a mesma linha, vamos tratar das dicas para você fazer sua receita de pão. Seja na padaria, ou em casa, estas dicas de como se faz pão, podem melhorar muito o sabor e qualidade do pãozinho.

Um pão gostoso é aquele que a gente sempre volta comprar, não é mesmo? Que tal saber um pouco mais e deixar seu pão ainda melhor na sua panificadora?

Temperatura para fazer pão

Primeiramente, é importante saber que a temperatura para assar diferentes tipos de massa é variável. Para fazer pão, a temperatura adequada do forno é a chamada “moderada/média”, que vai de 175ºC a 190ºC. Assim, o centro ou miolo do pão fica bem assado, sem formar crosta grossa ou corada. Esta dica vale para fazer pão caseiro e também para pão francês.

Massa de Pão : Ponto bom ou Ponto Pronto

Quando se faz pão, seja caseiro ou francês, ao bater a massa, o ponto bom se mostra quando ela começar a soltar da tigela. Aí deve-se parar de acrescentar farinha e reservar a massa para descansar, onde ocorrerá a levedação e ela crescerá.
Se você quiser um pão mais leve, deve colocar menos farinha na receita de pão que escolher fazer. O resultado, porém, será uma massa que não pode ser modelada e então, para assar você precisará de formas. Contudo, este provavelmente é um procedimento comum em sua padaria.

Descanso da Massa de Pão

Após a primeira etapa de crescimento do pão indicada nas receitas (descanso de condicionamento), que é necessária para dar elasticidade à massa, você pode modelar o pão cortando a massa em porções do tamanho desejado, abrindo cada porção e dobrando conforme o seu interesse, como, por exemplo, em formato triangular, que deve ser enrolado começando pela parte maior. Após a modelagem, a emenda deve ficar para baixo, para que não se abra posteriormente. Algumas massas de pão permitem fazer tranças ou até mesmo outros formatos.

Crescimento antes de levar o Pão ao forno

O tempo indicado nas receitas de pão é relativo, pois nos dias quentes o crescimento do pão é mais rápido que nos dias frios. O tempo certo é o suficiente para massa de pão dobrar de volume.

Você pode verificar se a massa de pão já está boa para levar ao forno, encostando, muito levemente, o dedo na massa: se ficar marcada, ela está boa. Deve lembrar na hora de fazer pão, que o local para a massa crescer deve ser seco e quente (de 27ºC a 29ºC) e também livre de corrente de ar.

Se a temperatura for muito acima, resulta em um pão com cheiro e sabor de fermento. Já se ela estiver muito abaixo, retarda o crescimento. Ao levar ao forno, lembre-se de que este deve estar preaquecido à temperatura adequada.

Estas foram nossas super dicas de como fazer pão!