Seja qual for seu ramo de atuação, padaria, fast food, restaurantes ou qualquer outro, lembre-se de que a satisfação do cliente é um item muito importante pra o sucesso. Fidelizar o cliente, faz com que ele indique sua empresa, volte até ela e ainda a faça referência para outras informações. Desta forma vai se concretizando o que denomina-se por “marketing boca-a-boca”, também conhecido como “Marketing oral”.

Este tipo de marketing forma uma rede de conhecimento forte e bem estruturada onde cada cliente gera novos clientes. O primeiro passo para começar a atrair clientes que se tornarão potenciais é a excelência em atendimento. Atender bem, com simpatia, preocupar-se com o bem estar do cliente e ter um processo de cobrança rápido e eficaz demonstra organização no ambiente e o gosto pelo trabalho.

Dicas de Como atrair Clientes

  1. Com o foco voltado para excelência no atendimento, os funcionários devem estar uniformizados e padronizados. Aqueles que servem devem estar com uniformes diferenciados dos que produzem, para que, assim, o cliente também possa diferenciar, diminuindo o tempo de atendimento.
  2. Mãos e rostos limpos: esta é uma regra essencial e básica do bom atendimento, pela qual não se pode pecar jamais.
  3. Transmita confiança na sua empresa: Toda empresa, independentemente do ramo de atuação, deve investir na sua marca e imagem no mercado. Em datas comemorativas, por exemplo, pode-se distribuir algum tipo de brindes para clientes, isto estimula a fidelização. Participe também dos eventos ao redor da sua comunidade de atuação.
  4. Agradeça: a regra básica é agradecer a tudo e a todos. O importante é treinar os funcionários do atendimento para agradecerem também. Atitudes como esta, demonstram respeito pelo cliente e simpatia.
  5. Seja sincero com os clientes: Esta é uma regra muito importante. Como diria o consultor Stephen Schiffman, não estamos no negócio para atrair otários. Enganar clientes é a melhor maneira de afundar sua empresa. Ser sincero quanto à validez dos produtos, quando foram feitos, prazos de entrega, e mais, são pontos vantajosos no processo de fidelização.
  6. Não perca os atuais clientes: os clientes já conquistados são sua arma tática para atrair mais clientes novos. O que você tem de fazer é conquistar a confiança total deles, seja dando desconto vez ou outra ou seja perguntando sobre a família. O ponto importante é aproximação com os clientes.
  7. Acredite na sua empresa e no sucesso dela: Se você que é o dono não acreditar que sua empresa vale ouro, quem mais acreditará? Por isso, para ter clientes potenciais cada vez mais pertos de você, é necessário transmitir o sucesso.
  8. Invista na empresa: a regra é bem básica, “a mesa que seus clientes comem deve ser melhor que a sua”. Somente depois que você estiver no auge do sucesso poderá se dar ao luxo de requintes. Numa fase inicial de captação de mais clientes, fazer uma reforma nos equipamentos da empresa, nos fornos, nas mesas e no banheiro é uma forma de demonstrar amor pelo seu trabalho e respeito pelos seus clientes.

Para finalizar: se algum funcionário do atendimento estiver de mal humor em um determinado dia, troque por outra pessoa que esteja esbanjando felicidade, ao menos por um período. Assim, a tendência do cliente sair mais satisfeito é maior.