Assim como o brigadeiro está para o Brasil,
a Carolina de padaria está para a França

carolina de padariaO setor de confeitaria é responsável por pelo menos metade das vendas de qualquer padaria, visto que é quase incontrolável não comprar um docinho ou um bolinho para o coffeebreak ficar ainda mais delicioso. Um dos produtos mais buscados entre todos os itens da confeitaria está os profiteroles ou, como é mais conhecida por nós brasileiros, as Carolinas de padaria.  Surgido no século XVI, as Carolinas de padaria eram sobremesas da realeza francesa. A receita originalmente foi criada por um chef italiano a pedido da soberana Carolina de Médicis. Não se tem registro desse cozinheiro italiano, mas o doce ganhou o nome da realeza e até hoje conhecemos por este lindo nome.

Dica -> Para excelentes Carolinas não deixe de
usar um bom forno para padaria!

As Carolinas de padaria ganharam status e são muito comuns nos cafés franceses. De maneira geral, ele é produzido com uma massa chamada ‘Choux’ que tem por característica ser pouco açucarada e pode ser recheada com diversos tipos de cremes, o mais tradicional é o de baunilha. A sugestão é que as Carolinas de padaria sejam servidas junto com sorvete e caldas como a de chocolate, por exemplo.carolinas de padaria

Receita de Carolinas de padaria com creme de avelã

Ingredientes:
-24 bombinhas fresquinhas (pâte à choux)
-1 pote de creme de avelã
-1 pote de sorvete de creme
-1 litro de creme de leite a 35%
-200g de açúcar
-1 colher de mel
-1 barra de chocolate meio amargo
Modo de preparo:
Em um tigela de metal, bata vigorosamente o creme com o açúcar até que “suba” e o açúcar seja incorporado. Reserve. Derreta o chocolate em banho-maria. Coloque um pouco de mel e creme de leite para que a calda fique bem cremosa e brilhante, o quanto baste.  Abra as bombinhas ao meio e recheie com o creme de avelã.  Com uma colher de sobremesa, coloque seis pingos grandes de chantilly no prato. Sobre os pingos, coloque uma bombinha em cada.  Faça uma bola de sorvete e coloque no meio. Despeje a calda de chocolate quente por todas as Carolinas de padaria.

carolinas de padaria receitas
Carolinas de padaria tradicionais

Ingredientes:
-175 gr. de farinha
-75 gr. de manteiga
-2,5 dl. de água
-4 ovos
-1 casca de limão
-Sal
Para o recheio:
200 ml. de natas frescas bem frias
2 colheres de sopa de açúcar
Para o molho de chocolate:
100 gr. de chocolate preto em barra
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de nata
60 gr. de açúcar
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 200º. Leve a água ao fogo com a casca de limão, a manteiga e uma pitada de sal. Logo que a água levante fervura, retire a panela do fogo e junte a farinha peneirada, de uma só vez. Bata a massa energicamente. Leve novamente ao fogo, mexendo sempre até a massa se desprender do fundo da panela. Retire do fogo, deixe esfriar, ponha a massa numa tigela e junte um ovo após o outro batendo entre cada adição. O ovo tem que estar bem incorporado na massa, antes de juntar o próximo. Forre uma forma grande com papel vegetal e com a ajuda de uma colher de sobremesa, vá pondo montinhos de massa no tabuleiro, deixando bastante espaço entre eles, pois crescem bastante. carolina padariaLeve ao forno e cozinha a massa das Carolinas de padaria por 15 minutos, reduza a temperatura para os 180º, entreabra o forno e cozinhe por mais 15 minutos para que fiquem bem secos e não murchem. Retire do forno e deixe esfriar.
Agora, bata a nata até ficar fofa, junte o açúcar e continue a bater até ficar firme. Corte a massa de Carolinas de padaria de forma a poderem ser recheadas com a nata. Para fazer a calda, coloque todos os ingredientes num tacho em banho-maria, mexa até o chocolate e a manteiga derreterem e o açúcar dissolver. Depois das Carolinas de padaria estarem recheadas, cubra-as com a calda de chocolate.