De fôrma, italiano, integral, centeio, gergelim, iogurte, aveia, mel, milho… A cada dia surge uma nova receita de pão para transformar e incrementar um dos principais alimentos da cesta básica brasileira. Mas afinal, quais são as calorias dos pães? Quem trabalha com panificação tem o dever de saber qual é o pão mais calórico e menos calórico. Assim, o profissional saberá atender melhor as necessidades dos fregueses e oferecer outras opções de pães na padaria. A seguir você confere a tabela de calorias dos pães - que simplifica estes valores – e vai descobrir que o pão menos calórico é também um dos mais comuns.

Tabela de calorias dos pães

calorias dos paes

No gráfico acima é fácil constatar que o pão menos calórico é o pão de fôrma branco sem casca, com apenas 36 calorias, enquanto o pão de hambúrguer com gergelim tem assustadoras 224 calorias – quase o valor total da refeição de uma mulher adulta. O pão de forma integral, por exemplo, que comumente julgamos como o mais saudável, de acordo com a tabela de calorias dos pães é mais calórico que o pão de fôrma tradicional.

tabela de calorias dos paes

Porém, o pão integral – assim como o de linhaça, centeio, aveia e outros cereais – possui mais fibras, minerais e vitaminas na composição. Por isso, são opções mais saudáveis e costumam, inclusive, ter um preço mais alto. Para o panificador ou confeiteiro é extremamente importante conhecer as calorias dos pães, não só para conhecimento pessoal, mas principalmente quando se trabalha com fabricação própria.

Afinal, nada impede que você possa oferecer a seus clientes pães caseiros produzidos no seu próprio estabelecimento. Para isso, no entanto, você precisa utilizar os melhores equipamentos para panificação e estar atento ao tipo de produção de cada pão. Afinal, cada um deles requer uma técnica e ingredientes diferentes.

Veja também: Calorias do pão francês!